CULTO DE ENSINO - 20/03/2015

 

ESTUDO 6 - O MILÊNIO

 

Introdução

O termo "Milênio" não aparece na Bíblia. A palavra vem do latim, e significa "mil anos". Refere-se aos mil anos de Apocalipse 20:1-7, onde a expressão é repetida seis vezes. Neste período Satanás será ser preso e os santos reinarão com Cristo.


Referências Bíblicas:

Jr 23:5-6; Dn 7:13-14; Zc 14; Mt 19:28; At 3:20-21; II Pe 3:10, 13; Ap 19:11-21; Ap 22 


Fatos:

  • Passada a Grande Tribulação, Jesus, acompanhado do Exército do Céu, virá como vencedor e governará as nações com “cetro de ferro” (Ap 19:14-16). 
  • No início dos mil anos, o Anticristo e os exércitos dos reis da terra guerrearão contra Cristo, mas serão derrotados. O Anticristo e o Falso Profeta serão lançados no lago de fogo e enxofre, os exércitos serão derrotados, e o diabo será preso no abismo (Ap 19:19-21; 20:1-4).
  • Os que morreram por amor a Cristo durante o período da Grande Tribulação ressuscitarão e reinarão com Ele durante mil anos (Ap 20:4-6).
  • No final dos mil anos, Satanás será solto, voltará a enganar as nações, e estas farão uma nova investida contra o Reino de Cristo (Ap 7-10)
  • O diabo será derrotado e lançado no inferno permanentemente (Ap 20:10)

 

Possíveis acontecimentos e características do Milênio:

Várias profecias da Bíblia parecem ser uma referência a este tempo especial, onde Jesus reinará, não só nos corações daqueles que nele creram, mas como um grande líder espiritual e político em toda a Terra, restaurando a ordem da natureza e cumprindo seus propósitos eternos. São profecias que ainda não se cumpriram, e podem ter seu cumprimento literal no Reino Milenar de Cristo. Veja abaixo alguns exemplos:

  • O planeta voltará a ser uma espécie de Jardim do Éden, por força da suspensão da maldição do pecado que pesa sobre ele. Um dos elementos mais abundantes do planeta será a água potável. Haverão fontes de águas por toda a parte, como resultado ainda da grande transformação geológica que ocorrerá quando o Senhor Jesus colocar os seus pés no Monte das Oliveiras (Zc.14:4). Da cidade de Jerusalém sairão águas abundantes que irrigarão notavelmente a terra. Essas águas descerão em direção ao Mar Morto trazendo vida a um lugar onde predomina a morte. Haverá peixes em abundância. E como resultado de tudo isto, o deserto que hoje existe será transformado num jardim frutífero (Zac.14:6-11; Jl.2:21-24; Is.30:25; 35:1,6,7; 40:3; 41:18).
  • No início do Milênio haverá o Julgamento das Nações (Mt 25:31-46)
  • Os habitantes da terra no Milênio serão os salvos que sobreviveram à Grande Tribulação, as “ovelhas” de Mateus 25:34 e os fiéis judeus sobreviventes de Ezequiel 20:38
  • Jerusalém será a capital do mundo inteiro – Jr.3:17; Is.2:1-3
  • Todos deverão ir a Jerusalém uma vez por ano – Zc.14:16-19
  • As nações andarão segundo as leis do Senhor – Fp.2:10-11
  • Toda a Terra se encherá do conhecimento do Senhor – Is.11:9
  • Haverá desarmamento total, as armas de guerra serão transformadas em instrumentos agrícolas – Is.2:4; Mq.4:3; Jl.3:10
  • Os homem voltarão a possuir longevidade – Is.65:20, 22
  • Os males, enfermidades, defeitos físicos e pragas que assolam a humanidade serão banidos da Terra – Is.35:5-6; 33:24.
  • Espírito Santo será derramado em plenitude sobre Israel e demais nações – Ez.36:25-27.
  • Os animais ferozes serão mansos – Is.11:6-8
  • Haverá prosperidade, mas não ociosidade; igualdade de direitos, mas não comunismo; trabalho com alegria mas não fadiga. Não haverá greves, interrupções do trabalho, nem lutas de classes, porque a absoluta justiça em todos os aspectos promoverá a paz e a prosperidade - Is.35:1-4; 65:23; Jr.35:12-14; Zc.8:12.
  • A excelente saúde pela comida abundante e isenta de tóxicos, ao lado do elevado padrão moral, dará aos homens maiores forças para o trabalho útil, e mentes sadias para pensar no que é bom e reto. A paz em todas as circunstâncias então será fonte de um bem estar inigualável - Is.14;3-6; 42:6-7; 49:8-9; 65:20; Jr.30:20.
  • Os judeus serão tão importantes que muitos desejarão seus nomes, e até mesmo tocar em suas vestes - Zc.8:23; Is.45:14; Jl.2:27.
  • Com o passar do tempo, crianças nascerão e crescerão. No final do Milênio haverá muitos rebeldes que terão dado obediência externa e aparente ao Rei, e que, quando tiverem a oportunidade de se rebelar logo após a soltura de Satanás se ajuntarão a ele na revolução contra Cristo (Ap 20:7, 9)

 

Três principais posicionamentos com relação ao Milênio:

a)  Amilenismo (não haverá um milênio literal aqui na Terra). O Milênio é algo simbólico, espiritual, que  e não deve ser entendido como literal. Acredita que quase todas as profecias apocalípticas já se cumpriram no passado, principalmente durante o Império Romano.

b)  Pós-Milenismo (Jesus voltará após o Milênio). Através da pregação do Evangelho, todo o mundo será evangelizado e se converterá antes do retorno de Cristo. O mundo irá melhorar gradativamente à medida que a mensagem do evangelho for sendo aceita. A pregação será eficaz. Não será obra meramente humana, mas uma obra realizada pela atuação direta do Espírito Santo no coração dos homens. À medida que mais pessoas se converterem, a paz será instituída sobre a terra. A paz será o estado natural, atingindo até mesmo o relacionamento entre as nações. O milênio será um período real na terra, mas não necessariamente com a duração de 1000 anos. O número mil é simbólico (II Pe 3:8). Será um reinado mais espiritual do que político. Cristo reinará, mas estará no Céu, no Trono de Davi.

c)   Pré-Milenismo (Jesus voltará antes do Milênio). Acredita no cumprimento futurista literal de todas as profecias apocalípticas. Existirá, no futuro, um reino literal de mil anos de Cristo aqui na Terra. Será Cristo reinando pessoalmente na Terra com seus santos. Jerusalém será a capital.

>>> Pessoalmente, creio ser muito difícil que o nosso mundo atual experimente um aperfeiçoamento progressivo a ponto de preencher os requisitos das profecias concernentes ao Milênio. O que temos visto é uma piora gradual, e a própria Bíblia afirma que, nos últimos dias, o amor de muitos esfriará, haverá guerras, violência, apostasia... Logo, não há muita consistência para um embasamento sólido da teoria pós-milenista. Por outro lado, embora seja possível o Milênio se limitar a um Reino Espiritual, e já estarmos vivendo nele, isto, a meu ver, é pouco provável, já que muitas profecias ficariam sem um cumprimento satisfatório. Portanto, creio que o Reinado de Jesus Cristo será literal. Esses mil anos podem ou não representar o nosso tempo cronológico, mas na minha opinião será um reino concreto, visível, onde Deus, pelo seu poder, suspenderá temporariamente a obra do diabo e estabelecerá o seu Trono na Terra.

 

Conclusão

É verdade que Jesus Reina hoje num reino espiritual, formado por todos aqueles que se renderam ao seu senhorio. Entretanto, o que vemos nessas profecias vai além deste reino invisível. Trata-se de um Reino Físico, onde Jesus reinará como herdeiro do Trono de Davi (Lc 1:32; Mt 25:31; Ap. 3:21).

Jesus Cristo veio para restaurar a humanidade e implantar o Reino de Deus em nossos corações e em todo o universo. E, a seu tempo, isto acontecerá. O importante é termos a certeza de que os planos do Senhor se cumprirão, Ele vencerá, e os que estiverem com Ele, vencerão também. 

 

Prof. Márcia Rezende
Bacharel em Teologia e Educação Religiosa
Doutoranda em Bíblia
Pastora na 3ª Igreja Batista de Marília

 


 

Leia também:

ESTUDO 1 

ESTUDO 2 

ESTUDO 3

ESTUDO 4

ESTUDO 5


 



Enquete
    Enquete
Nosso novo SITE está no "forno". O que você mais gostaria de encontrar por aqui:




votar - ver resultados

    Mural

fernando: bom dia irmãos, fiquei por muitos dias e horas na internet buscando informações para entender e ter uma opinião formada em relação a crise politica que vivemos , cheguei a seguinte conclusão , não adianta sair as ruas pedir o fim da corrupção , fora A ou fora B , temos que sair sim , mas para clamar a DEUS sua misericórdia sobre nós pois tudo o que acontece está sob sua permissão , se as coisas estão difíceis é DEUS nos avisando , TEMOS QUE BUSCAR A MELHORA EM DEUS QUE SABE DO QUE REALMENTE PRECISAMOS , E NÃO EM HOMEM NENHUM , me recordo que uma vez saímos para clamar a DEUS nas entradas e saídas de nossa cidade , será que não está na hora de sairmos novamente em clamor a DEUS ??? ESSA CRISE É RESULTADO DE MUITA OBSTINAÇÃO GENERALIZADA VAMOS REFLETIR ??? VAMOS AGIR ??? VAMOS PARA RUA CLAMAR ??? ou vamos esperar achando que nós mesmos vamos resolver ???

Servo do Altissimo : Estava eu, olhando o site dessa igreja e dentro de mim surgiu um sentimento tão gostoso, senti saudade. Saudade de não estar mais tão perto, de nao estar mais servindo como antes, de não estar mais louvando, adorando e aprendendo mais sobre o Deus que tudo pode. Ah se eu pudesse faria tantas coisas diferente, falaria e teria outros atos para conservar e ampliar a distância entre eu e essa igreja, que por tanto tempo religou eu a Deus. Ahh mas como somos falhos, deixamos levar por coisas futéis, pequenas, coisas que nos tiram o foco, deixando a visão desfocada, assim saimos do caminho que nos leva a Salvação. Como ja previa o profeta, até os jovens cansam e caem. Mas irmãos, mantenha firme no Senhor, olhe para o alvo, olhe para o Snehor que é de onde vem o socorro, olhe para Deus e corra para os braços DELE, onde há força, onde a esperança nao acaba, Ele é o Senhor, o Senhor de Todas as coisas. Escolhi por um tempo vender os meus ministérios para Satanas, troquei as veste de principe, por veste de luto, veste sujas, troquei a liberdade por uma escravidão, mas ela, a escravidão nao foi eterna, pois o Senhor de todas as coisas vive para Sempre, e os que estão na mãos dele nunca sai de lá, sou a prova disso, quando o meu alvo deixou de ser Cristo, e quando meu caminho não levaria a Cristo sentia que meu caminho não era ali, me perguntava: Meu Deus onde estou? Porque estou aqui? Oh Deus me ajuda, mas ele estava ali, de braços abertos para me abraçar e sorrir para mim. Oh Deus nunca me Deixou, o Espirto Santo começou a incomodar meu coraçao, podia ouvir filho, seu lugar não é aqui. Ahh como ele é Gentil, hoje voltei para a Casa para ser Casa novamente, casa do Senhor. Casa que ajuda a me ligar com Deus, me ensina, me leva a adorar o Deus, o único Deus, ALELUIA. Amada Igreja mantenha o foco em Cristo, amados pastores, vocês são um canal de benção, para todos nos, ovelhas do rebanho de Cristo. É um prazer fazer parte desse corpo, corpo únido, corpo sadável. Sendo igreja.

ENTRELÍDERES: Terça, dia 19 de Janeiro, teremos nosso primeiro encontro de 2016. Contamos com a presença de todos que ocupam alguma função de liderança na igreja. Será um tempo muito importante de comunhão, oração e compartilhamento. Não percam!

Alexandre - Rede Ministerial: Alexandre, recebemos seu recado e enviamos o material solicitado por email, mas o email voltou. Favor reenviar endereço para entrarmos em contato. Deus abençoe.

fernando: sim estamos vivendo os ultimos dias do governo humano na terra.A cada dia que se passa vemos a falência dos pilares humanos : Político , comércio , e religioso. Por isso é muito importante sabermos o que nosso Deus tem reservados p os que creem nele de verdade. (Mateus 6:10)=venha o teu reino , seja feita a tua vontade , assim na terra como no céu. (Daniel 2:44)=na época desses reis ,o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo ,destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará , mas esse reino durará para sempre. (salmo 72:12)= Pois ele liberta os pobres que pede por socorro,os oprimidos que não têm quem os ajude.(Isaías 33:24)= Nenhum morador de Sião dirá: "estou doente!" E os pecados dos que ali habitam serão perdoados.(João 5:28,29)=Não fiquem admirados com isto,pois está chegando a hora em que todos que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão;os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados. O entendimento da palavra de Deus nos ajuda a entender o que acontece hoje e o que está por vir....Deus nos abênçoe a todos.

Deixe seu recado

    SIGA NO TWITER
 Jesus, em todos os lugares, de todas as formas... Jesus, everywhere, in all forms... Jesús, por todas partes, en todas sus formas... Gèsus, partout, sous toutes ses formes... Yesu, bisika nionso, na ba ndenge nionso... Yisu, bifulu biakulu, ye mu mpila zakulu...