top of page

Sobre nós

Igreja
A Cidade
Liderança Pastoral

Nossa História

historia.jpg

Nossa igreja começou na década de 70, numa residência no Bairro Costa e Silva, por iniciativa da PIB de Marília, na época pastoreada pelo Pr. Nelson Nunes de Lima. Inicialmente tratava-se de um encontro com as senhoras da comunidade (denominado Clube das Mães), que se reuniam todos os domingos à tarde para estudar a Bíblia. Numa promoção referente ao Dia da Criança, mais de 300 crianças estiveram presentes e várias continuaram freqüentando o Clube. Não demorou muito para que nascesse ali uma Escola Bíblica Dominical.

Clique aqui e baixe o Ebook com todas as informações sobre a 3ª Batista.

 

Com o passar do tempo, esta “escolinha” que acontecia na casa da igreja, onde residia a irmã Enedina Viana, cresceu, e a Igreja decidiu construir um salão nos fundos da casa. Vendo os frutos deste trabalho, a PIB de Marília adquiriu um terreno visando à construção de um templo. Cerca de 6 anos depois, no dia 03/09/1983, a 3ª Igreja Batista de Marília foi organizada com 65 membros e nosso 1º templo foi inaugurado – na Rua Jorge Nasser, 385 (Jd. Conquista).

Por estar localizada num bairro pouco valorizado na época, cuja maioria dos moradores era de baixa renda, o trabalho enfrentou muitas dificuldades. Os recursos materiais e humanos eram extremamente escassos, a linha eclesiástica era tradicionalista e os cultos formais, mas a alegria, simplicidade e amor da igreja eram notórios.

Em janeiro de 1994, a convite da igreja, tomou posse um novo pastor: Venilson Salmazio Rezende, que permanece conosco até hoje. A igreja percebeu que o Espírito Santo de Deus estava a soprar ventos novos e assim iniciou-se o caminho de busca de um avivamento espiritual, que resumia-se em Bíblia, oração e jejum.

 

De uma maneira bem natural, protocolos e paradigmas foram pouco a pouco sendo quebrados. Os cultos tomaram uma forma menos rígida, a administração passou por um processo de desburocratização, e os ministérios ganharam maior liberdade e autonomia.

O bairro também cresceu, modernizou-se. E a cada semana, o Senhor ia acrescentando mais pessoas à igreja. O templo foi ficando pequeno. A frequência, inicialmente de 40 pessoas em média, triplicou. Começamos a realizar dois cultos.

historia2-1024x665.jpg

Em Agosto de 1995 Deus nos deu um terreno, bem próximo ao templo, e começamos a construção de um templo maior, para 600 pessoas. Durante 50 meses, a igreja mobilizou-se em torno deste desafio, que, pela intervenção sobrenatural de Deus através de uma sucessão de milagres, foi inaugurado em Setembro de 2000. Pouco tempo depois, o novo templo já estava pequeno, e demos início novamente a realização de dois cultos no domingo.

 

Hoje, a igreja vem crescendo a cada dia, com a graça de Deus, alcançando vidas, transformando histórias e impactando gerações, na busca do cumprimento da missão: “que todos conheçam Jesus, em todos os lugares, de todas as formas”. 

 

Estamos ainda amadurecendo, crescendo… pois este é um processo que acreditamos ser interminável. Queremos a cada dia contextualizar nossas práticas, sem jamais abrir mão da essência do Evangelho, buscando permanecer enraizados nas Escrituras Sagradas.

 

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.” A igreja é hoje, fruto do imensurável amor de Deus, e de centenas de pessoas que deixaram-se usar por Ele para construir a nossa história.

Um pouco de História - A Cidade de Marília

Conhecida como a “Capital Nacional do Alimento, Marília está situada na região centro oeste do estado de São Paulo. O antigo aldeamento dos índios Coroados no início do século XX, as terras de excepcional qualidade atraíram os primeiros pioneiros vindos de várias regiões, ávidos de riqueza e colheitas.

Dois desses desbravadores, Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva (Pereirinha), gravariam para sempre seus nomes na história da nossa terra. Em 1923 adquiriram 53 alqueires de terras, os quais vieram a constituir o Patrimônio “Alto Cafezal” – primeiro nome dado à MARILIA. Bento de Abreu Sampaio Vidal, em 1926, também adquiriu uma extensa faixa de terra, procedendo o loteamento de seu patrimônio.

marilia-768x456.jpg

A Companhia Paulista e Estrada de Ferro, vinha avançando seus filhos de Piratininga até chegar em Lácio; e de acordo com o esquema dessa Companhia, as estradas que iam sendo inauguradas no ramal, eram denominadas por ordem alfabética; sendo que o próximo ramal deveria ter seu nome começado pela letra “M”. Foram propostos vários nomes, como “Marathona”, ‘Mogúncio” ou “Macau”; mas Bento de Abreu não ficou satisfeito com nenhum desses e numa de sua viagens de navio à Europa, leu o livro de Thomaz Antonio Gonzaga “MARÍLIA DE DIRCEU”, e daí tirou o nome de MARÍLIA. O distrito passou à categoria de município em 24 de dezembro de 1926, sendo que sua instalação oficial deu-se em 04 de abril de 1929, data em que é comemorado seu aniversário.

A base de seu desenvolvimento foi a cultura do café substituído posteriormente pelo algodão, que se tornou atrativo para a instalação de duas fábricas de óleo. Com a expansão da industrialização pelo interior do estado tivemos o aumento da malha ferroviária em direção à região oeste paulista, a famosa linha Alta Paulista. Entre os anos 40 e 60 a economia predominante já era agroindústria, no entanto na década 60/70, ocorre a declínio das culturas de café, algodão e amendoim e aí então a pecuária passa a se destacar.

A CIDADE

Com um pouco mais de 225 mil habitantes, Marília é hoje uma cidade em pleno desenvolvimento com destaque no ramo alimentício, abrigando cerca de 50 indústrias na área alimentícia, dentre elas Marilan, Xereta, Dori, e Bel. Possui também uma forte e diversificada área comercial, que atrai consumidores de toda a região.

Referência universitária do interior paulista, a Rede Municipal de Educação conta hoje com 50 unidades, entre berçários, Emeis (Escolas Municipal de Educação Infantil), Emeis-Creche;  Emefeis (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental). O sistema escolar instalado conta ainda com 46 escolas estaduais; 16 escolas particulares; 2 faculdades; 1 fundação de ensino e 3 universidades (duas públicas e uma particular). São mais de 40 cursos superiores instalados no município, que atrai estudantes de toda a parte do país. Marília conta também com várias redes de escolas de línguas, matemática, e cursos profissionalizantes, como o Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília), Etec (Escola Técnica Estadual) Antonio Devisate, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) entre outros.

O município também possui várias opções de lazer e cultura: 4 Teatros, 7 Anfiteatros, 8 salas de Cinema, 1 Clube de Cinema, 2 Espaços Culturais, 2 Shoppings, além de praças e o Bosque Municipal Rangel Pietraróia. Marília tem vida noturna centrada na gastronomia e eventos principalmente de perfil universitário. O município participa e é rota obrigatória de eventos culturais estaduais como o Mapa Cultural Paulista, Virada Paulista e outras iniciativas.

Na parte esportiva, Marília tem espaços diferenciados como o PAM (Parque Aquático Municipal) Tetsuo Okamoto, 2 academias ao ar livre, pista de aeromodelismo, 4 estádios municipais, 1 ginásio municipal e outro em construção. O município também conta com 6 clubes sociais e inúmeras chácaras particulares de recreação.

CURIOSIDADES

primeira igreja evangélica a chegar em Marília, em junho de 1931, foi a 1ª IPI (Igreja Presbiteriana Independente). Cinco meses depois, foi organizada a 1ª Igreja Batista.

O Bradesco, segundo maior banco do país, foi fundado em 1943 em Marília, com o nome de Banco Brasileiro de Descontos. O primeiro caixa eletrônico do Brasil foi instalado em Marília, pelo Bradesco.

O atleta mariliense Tetsuo Okamoto recebeu a 1ª medalha Olímpica em Natação, nas 15ª Olimpíadas, em 1952, em Helsinque, Finlândia.

A primeira fotografia em 360º foi tirada em Marília, em 1957, com a câmera inventada pelo fotógrafo ribeirão-pretano radicado na cidade e agraciado com título de cidadão mariliense, Sebastião Leme (falecido em 2007).

A TAM Linhas Aéreas S.A., maior empresa aéra do país, foi fundada em Marília. Ela surgiu como TAM (TAXI AÉREO DE MARÍLIA) em 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de monomotores. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os Estados de São Paulo e do Mato Grosso.

Texto: Márcia Rezende

Fonte: Nosso São PauloHistoria de Marilia

MariliaBand.jpg
Liderança Pastoral
venilson_familia.jpg

Pastor Venilson, Pastora Márcia,

e filhos Beatriz e Venilson Junior

eder_familia.jpg

Pastor Eder, esposa Luana e

filhos Bernardo e Ricardo Matheus

guimard_familia.jpg

Pastor Guimard, Pastora Salônica

e filhos Jonathan e Joshua

Declaração de Fé

NOSSO ALVO É QUE TODOS CONHEÇAM JESUS,

EM TODOS OS LUGARES E DE TODAS AS FORMAS.

Nossa tarefa é fazer discípulos e alguém só se torna discípulo de Cristo conhecendo a Ele e a sua Palavra. Conhecer Jesus envolve não apenas o conhecimento cognitivo, mas principalmente relacional. E, para fazer com que Jesus seja conhecido num mundo cada vez mais dinâmico e multifacetado, não podemos nos prender apenas a métodos formais de evangelismo.

 

Não separamos a “vida espiritual” das demais áreas na nossa vida. Somos testemunhas de Jesus Cristo, e devemos cultuá-lo, adorá-lo, e glorificá-lo em todos os momentos, com todas as nossas atitudes: no estudo, no trabalho, na rua, no banco, no futebol, nos nossos negócios, no relacionamento conjugal, nas amizades, nas conversas (I Co 10:31). Da mesma forma, tudo o que somos e fazemos precisam refletir Cristo e fazer com que as pessoas que nos rodeiam o conheçam naturalmente.

 

Além do testemunho pessoal de cada membro em seus relacionamentos, procuramos contribuir para que o maior número de pessoas conheça, e prossiga em conhecer a Jesus através de:

 

  • Cultos avivados que reúnem simplicidade e qualidade,

  • Ensino profundo e sistemático das Escrituras,

  • Cuidado pastoral,

  • Células (reuniões de pequenos grupos nos lares durante a semana),

  • Eventos relevantes e atraentes para a sociedade,

  • Expressões artísticas,

  • Serviços na área de assistência social e psicológica,

  • Atividades educacionais,

  • Prática de esportes e lazer,

  • Uso da mídia,

  • Cursos e palestras nas mais diversas áreas,

  • Impactos evangelísticos,

  • Treinamento de líderes,

  • Capacitação para o exercício dos dons espirituais,

  • Plantação de novas igrejas,

  • Envio e sustento de missionários,

  • Intercessão.

Conhecer Jesus, fazê-lo conhecido e contribuir para a implantação e o crescimento do Reino de Deus na terra, esta é a nossa missão (At 1:8). Por amor e em obediência ao “Ide” de Jesus (Mt 28:19) nos esforçamos em levar o Evangelho todo a todas as pessoas, o tempo todo, e de todas as formas.

Pedidos de Oração
Envie um email com o seu pedido de oração!

Obrigado pelo envio!

Envie um e-mail:

secretaria@terceirabatista.org.br

Ligue para nós:

Fone: (14) 3451-6541

WhatsApp (14) 98172-0781

Onde estamos:

Av. Mem de Sá, 591
Jd. Continental - Marília – SP

Cultos

DOMINGO

  • 09h30 - 1º Culto (com culto infantil para crianças de 2-11 anos)

  • 18h00 - 2º Culto (com culto infantil para crianças até 8 anos)

  • 18h00 - Culto Pré-Adolescentes (Masp – Salão Térreo)

QUINTA-FEIRA

  • 20h00 - Intercessão (Templo)

  • 20h00 - Desperta Débora (Masp – Salão Térreo)

SÁBADO

  • 20h00 - Culto Jovens e Adolescentes (Templo)

Delaração de Fé
Pedidos de Oração
Horários
bottom of page